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Relativamente ao jogo manual é constituído por um tabuleiro composto por 40 casas que as crianças têm de percorrer com o objetivo de chegar ao chamado parque da prevenção do bullying escolar. Para este jogo criei uma serie de regras que devem ser respeitadas e que veem descritas com linguagem adequada à leitura das crianças. Para se poder jogar existem marcas e dados e é permitido a participação no jogo de duas até seis crianças.
Constituído por 52 cartões: 30 com questões sobre bullying; 8 com mensagem de texto e desenhos e 14 com as denominadas pegadas da prevenção. Estes cartões estão organizados em grupos no tabuleiro: O grupo colorido - O grupo mensagens-bilhetinho e o grupo das pegadas verdes. Existem ainda as chamadas chaves douradas que permitirão no final a entrada do parque infantil onde reina a prevenção do bullying.
Nas questões criadas tentei utilizar as palavras que as crianças utilizariam, neste sentido pedi a colaboração de crianças para este propósito.
No que diz respeito ao jogo digital o mesmo rege-se pelos mesmos princípios do jogo de tabuleiro, tendo sido aproveitados elementos do primeiro jogo para a construção deste, nomeadamente o Parque da Prevenção, bonecos-mascote e algumas questões. Sendo o Parque da Prevenção o molde inicial do jogo: A Brincar e a Rir o Bullying Vamos Prevenir, no jogo eletrónico após a sua instalação no computador este é a porta de entrada no jogo. Após o primeiro jogador entrar na porta de entrada para o Parque da Prevenção, no seu interior, depara-se com um parque infantil onde se encontram uma serie de baloiços e onde em quatro destes existem jogos associados ao bullying.
Após a seleção de um destes jogos (1, 2, 3, 4) começa a diversão associada à aprendizagem.
O primeiro jogo (1) é denominado «Jogo das palavras», o segundo jogo (2) é denominado de «Jogo de memória», o terceiro jogo (3) denominado de «Jogo das perguntas» e o quarto jogo (4) é o «Jogo do desenho».